



O CLÃ DENALI
O clã foi fundado por Sasha, responsável pela transformação de Tanya, Kate e Irina. As três a consideravam uma mãe e conviviam como irmãs. Depois de Sasha ser executada pelos Volturi, por ter criado uma criança imortal chamada Vasilii, Tanya assumiu a liderança do grupo. As irmãs constumavam se divertir envolvendo-se romanticamente com humanos da região. Os flertes normalmente terminavam em refeição - os amantes não sobreviviam muito tempo. Após alguns séculos, as irmãs começaram a lamentar seus atos. Sentiam afeto verdadeiro por alguns daqueles homens, e perdê-los as deprimia. Elas tentavam poupar os parceiros caçando outras pessoas, mas isso não funcionava - a proximidade tornavam mais difícil resistir ao apelo do sangue, e elas perdiam o controle. Quanto mais tempo passavam com um homem, mais devastadora era a morte dele. Finalmente, Tanya traçou um plano para abdicar definitivamente do sangue humano. Na floresta, ela teve uma experiência similar á de Carlisle em sua primeira refeição, e percebeu que o insosso sangue animal poderia saciar sua sede. As irmãs decidiram seguir seu exemplo, e após muitos anos de prática desenvolveram autocontrole comparável ao de Carlisle.
Quando Tanya e as irmãs estavam confortavelmente adaptadas á dieta "vegetariana", conheceram Carmen e Eleazar. Os recém-chegados se encantaram com o estilo de vida do clã Denali, e Tanya os convidou a ficar e experimentar a dieta. os dois grupos apreciaram a companhia um do outro, tanto que tornaram a situação permanente.
O clã ficou devastado com a execução de Irina - mas uma vez, pelas mãos dos Volturi. Nesse momento difícil, acolheram o nômade Garrett, que se ligara a Kate.
